27 julho 2011

Cuidando da saúde III: Consumo de Bebidas Alcoólicas

Hey People!

Hum... sei que muita gente se empolgou com esse título hein!

Mas é verdade, o consumo regular e moderado de bebidas alcoólicas faz bem ao coração.



Mas já é de conhecimento de todos o fato de que o consumo em grande quantidade de bebidas alcoólicas afeta órgãos como o fígado, pâncreas, sistema nervoso central e periférico. Mas, além destes órgãos, devemos-se lembrar que o coração também sofre conseqüências do uso abusivo de bebida alcoólica.

Um exemplo da interação etilismo – coração é a elevação da pressão arterial sistêmica, fator de risco importante para desenvolvimento de cardiopatias, com o uso excessivo de álcool. Esta elevação é transitória, revertendo-se após uma semana de abstinência. Porém o uso crônico de bebidas alcoólicas leva 30% dos alcoólatras a manterem-se continuadamente hipertensos. Esta ação do álcool está relacionada a quantidade ingerida – na verdade, doses menores que 60g de etanol reduzem a pressão arterial, ocorrendo o inverso com doses maiores.
Contudo, devemos lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas em dose moderada, principalmente o vinho tinto, exerce efeito protetor sobre o coração, com redução do risco de morte por doença cardíaca isquêmica ( infarto do miocárdio, angina ). O álcool aumenta o colesterol “bom” (HDL), diminui os fatores que podem causar coágulos sanguíneos e pode tornar as artérias mais flexíveis. 
O critério para beber com moderação é, em geral, definido pelos limites de uma a duas doses de bebida para homens e uma dose para mulheres, por dia.

Apesar deste potencial efeito cardioprotetor do consumo moderado do álcool, a relação risco / benefício do consumo de bebidas alcoólicas deve ser analisada individualmente, levando-se em conta a possibilidade de abuso em pacientes com história prévia ou perfil de etilismo. Devemos lembrar também que mesmo o consumo moderado de álcool aumenta a incidência de câncer de intestino e de mama.


Como vimos, o consumo de álcool é de maneira geral prejudicial ao coração e a diversos outros órgãos. Devemos lembrar, também, dos graves problemas sociais, de acidentes e violência causados pelo etilismo abusivo. 

Por tudo isso, a orientação mais prudente é não iniciar o hábito etílico... e para aqueles que já adquiriram tal hábito, fazê-lo sempre com moderação.

 Hum ... espero que usem o bom senso e não saiam por ai fazendo apologia ao ÁLCOOL...

Vai a dica: Se não sabe beber com moderação... nem dê o primeiro gole !!!
e não custa lembrar sempre ... se beber não dirija!

Bjus no seu precioso coração
Vi Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei bem feliz com um comentário seu...
Viu? Gostou? Ou não gostou?
Comente... sua opnião e sugestão faz com que o blog cresça a cada dia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...